RESERVAS SANTUÁRIO NACIONAL DA UMBANDA

POSSO SOLTAR FOGOS DE ARTIFÍCIO?
Não! Como reserva ecológica, no entorno do espaço utilizado para práticas religiosas, existe uma fauna nativa que sofre com o barulho causado por esse tipo de artefato.

 

TEM BANHEIRO NAS ÁREAS?
Não. As áreas mantem vestiários para maior comodidade do grupo, quando tomam banho de cachoeira e estão longe do conjunto de sanitários. O VESTIÁRIO NÃO É SANITÁRIO. O chão é de areia, portanto É INACEITÁVEL SUA UTILIZAÇÃO COMO SANITÁRIO. Sr.(a) Chefe de Terreiro, oriente seus filhos de fé. Lembre-se que, depois de você, outro irmão (ã)
de fé fará uso do espaço.

 

CHEGAM TAXIS E APLICATIVOS?
Se você vai utilizar taxi ou carro de aplicativo saiba que o automóvel não poderá entrar no Santuário. Só poderá passar pela portaria com o pagamento da taxa de manutenção.
A internet no Santuário é instável, por isso aconselhamos combinar com o motorista, um horário para retorno. Quando chamar o aplicativo fique na portaria, pois é praticamente impossível a localização de quem chamou.

 

POSSO TOMAR BANHO NA CACHOEIRA?

Sim. O banho de cachoeira no Santuário Nacional da Umbanda tem caráter religioso, e a utilização terá que ser com vestimenta normal e não transparente. TERMINANTEMENTE PROIBIDO BANHO NU OU EM TRAJES DE BANHO. O Santuário oferece um vestiário, no conjunto de sanitários próximo a portaria, para a troca das roupas molhadas. As cachoeiras são para utilização  coletiva e o uso não deve ser prolongado, respeitando o direito de todos utilizarem. Não é permitido fazer trabalhos na cachoeira (para isso existem as áreas). Durante a semana apenas as duas cachoeiras do Vale dos Orixás estão disponíveis. A cachoeira próxima de Oxalá (3ª cachoeira) só é aberta aos sábados, domingos e feriados. Nos dias em que essa cachoeira estiver aberta, fiquem atentos à capacidade de pessoas que ela comporta, portanto, o uso dever ser consciente, para que todos possam fazer seus rituais. Todas as vezes que a capacidade for atingida, o portão de acesso será fechado.  

Às 14h o acesso à 3ª cachoeira será fechado, para que todos tenham possibilidade de utilização dentro do horário de funcionamento do Santuário.

 

PORQUE O HORÁRIO DE ENCERRAMENTO É 15H30?

O trabalho de reflorestamento do espaço onde está o Santuário Nacional da Umbanda, que ocorreu durante mais de 60 anos, trouxe novamente, não só a flora, mas também a fauna local à sua morada natural. No entorno do Santuário existem espécies de animais com hábitos diurnos e noturnos, além de várias espécies de pássaros. Durante a semana, algumas aves, alguns esquilos e saguis se      atrevem, e chegam um pouco mais próximos, se deixando ver. Porém, a grande maioria de animais diurnos só circulam quando o Santuário está vazio.

Ter consciência ecológica significa aprender sobre o local e respeitar suas particularidades e entender até que ponto nossas ações estão ou não prejudicando o bioma. Conseguimos trazer a fauna e a flora para nosso espaço, agora precisamos dar-lhes espaço para que também o utilizem. O Santuário Nacional da Umbanda nunca deixará de proteger o ambiente natural que é tão importante para a prática da religião e, para isso, conta com a compreensão e compromisso de todos que o frequentam.

 

 POSSO REALIZAR CERIMÔNIA DE CASAMENTO NO SANTUÁRIO?

Sim. Para que isso ocorra, é necessária a reserva de uma área. A cerimônia deverá ocorrer dentro da área e as bênçãos poderão ser realizadas na cachoeira. O Santuário não mantém Babá ou Babalaô para a celebração. Os noivos deverão trazer  seu (sua) Chefe de Terreiro para a celebração. A cachoeira é de uso coletivo, portanto a bênção na cachoeira não poderão ser prolongadas para que as demais pessoas também possam utilizá-la.

 

TEM CURSO DE SACERDÓCIO?

No momento não temos previsão para novas turmas. Assim que tivermos alguma informação sobre novas turmas, faremos publicações em nossas redes sociais: site, Facebook, Instagram.

 

TEM RESTAURANTE NO LOCAL?

Temos uma lanchonete que oferece várias opções de salgados assados e fritos, lanches feitos na hora, bebidas em geral.