Sobre o Santuário
O Santuário Nacional da Umbanda está localizado no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, na área de uma antiga pedreira e é o primeiro e maior espaço nacional coletivo dedicado às práticas das religiões de matrizes africanas.
No início foi uma ocupação informal pelo Babalaô Ronaldo Antônio Linares em busca de um lugar para realizar seus rituais na natureza. Com o tempo e sob o comando da Federação Umbandista do Grande ABC – FUGABC (presidida pelo Babalaô Ronaldo Linares), este espaço foi oficialmente outorgado pela municipalidade para as práticas religiosas e os Templos filiados, juntamente e com a orientação da FUGABC, começaram um processo de reflorestamento.
Atualmente a área total do Santuário é de 645.000 metros de mata atlântica, dos quais aproximadamente 15% são utilizados para as práticas religiosas, onde as comunidades podem encontrar dezenas de áreas cobertas para realizar suas sessões (giras) e espaços naturais ao ar livre para realizar rituais e entregar oferendas como: cachoeiras, lagos, pedreiras e matas, dedicados aos principais Orixás cultuados na Umbanda e no Candomblé.
O Santuário Nacional da Umbanda foi reconhecido pelo Estado de São Paulo e registrado como Patrimônio Cultural Imaterial pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, para as práticas das religiões de matriz africana em dezembro de 2019, através da Resolução SC-37, de 19-12-2019 garantindo as práticas religiosas aos umbandistas e candomblecistas.
Ao longo dos anos foram construídos também altares e praças homenageando as entidades, todos com o respectivo lugar para oferendas e veleiros apropriados para a queima das velas de forma segura, como por exemplo:
> Casinha dos Pretos-Velhos – uma casinha branca com varanda (como na letra da música), onde duas imagens representando um casal de africanos recebem dos usuários seus pedidos e agradecimentos pelas dádivas alcançadas;
> Praça da Santa Sara Kali – local destinado a oferendas e pedidos à entidade do povo cigano.
> Praça do seu Zé Pilintra – local de oferendas e homenagens à esta entidade mais próxima da Umbanda.
> Reino dos Exus – local destinado ao culto dos guardiões das estradas, os guias dos caminhos e os protetores dos necessitados em suas jornadas.
> Praça dos Baianos – local destinado a oferendas e homenagens às entidades que representam o povo nordestino.
> Cruzeiro das Almas – lugar de oração aos desencarnados, bem como para a entrega dos pertences religiosos daqueles que já fizeram sua passagem para outro plano.
> Cachoeira de Oxum – são três cachoeiras onde os religiosos podem louvar a mãe das águas, e banharem-se para purificação e recebimento de bênçãos.
> Pedreira de Xangô – encosta de pedras naturais onde podem ser entregues os amalás e outras oferendas ao orixá da justiça.
> Vale dos Orixás – É o espaço mais visitado do Santuário Nacional da Umbanda. Está localizado no ponto mais distante da portaria, em um vale. Neste local estão localizadas as praças para oferendas e é também onde foram erguidos os monumentos com imagens de 4m de altura, representando os principais Orixás cultuados na Umbanda e no Candomblé. Cada monumento mede, no total, 10m de altura retratando os Orixás como são vistos na Umbanda e no Candomblé. Cada monumento é decorado com figuras das suas ferramentas e adereços de cada Orixá.
Ao longo de 60 anos o Santuário Nacional da Umbanda, focado em sua missão, conseguiu atingir seu objetivo e atualmente é procurado e utilizado para visitas escolares e pesquisas acadêmicas de diversos cursos de nível superior como meio-ambiente, comunicação, antropologia, turismo, moda, fotografia, jornalismo, rádio e TV, design, entre outros, de instituições nacionais e estrangeiras localizadas na Itália, Inglaterra, Rússia e Estados Unidos.
Também tem sido tema para a mídia impressa e televisiva para diversas matérias e programas divulgando a religião com intuito de reduzir a discriminação e a intolerância religiosa. Entre elas, destacamos a Discovery Channel (2014), a NHK World (uma emissora pública japonesa, quando gravou a abertura para os Jogos Olímpicos Rio-2016, exibido antes da abertura dos jogos nas TVs do Japão), A TV Cultura, A Rede Globo de Televisão e a TV Bandeirantes.
O Santuário foi convidado para participar do Portal de Turismo da cidade de Santo André/SP e posteriormente do Portal de Turismo do Governo do Estado de São Paulo.
Oxalá permita que outros tantos possam conhecer a Umbanda e saber que seu principal preceito é a caridade e o bem ao próximo.